O deputado estadual Júlio Campos (União), novo primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), defendeu que as sessões ordinárias passem a acontecer duas vezes por semana. Segundo o parlamentar, um único dia não é suficiente para discutir todos os temas importantes que tem na Casa.
“Nós temos que ter mais sessões semanais a partir deste ano, pelo menos duas sessões semanais, porque está difícil apenas quarta-feira para discutirmos assuntos importantes para Mato Grosso, debater projetos, por exemplo a agroindustrialização do Estado. Você não consegue discutir um assunto tão importante desse com três minutos de fala no Plenário. Então nós queremos negociar pelo menos uma sessão plenária para discussão de grandes temas, apenas para debates, discussão e a outra seria para a ordem do dia e votação dos projetos”, defendeu Júlio.
- Atualmente, a ALMT realiza suas sessões ordinárias apenas às quartas-feiras. Essa mudança aconteceu em 2020, quando a Casa adotou uma nova organização para suas atividades. Antes disso, as sessões eram realizadas tanto às terças quanto às quartas-feiras.
A decisão de concentrar as sessões apenas nas quartas-feiras foi tomada para otimizar o tempo dos parlamentares e possibilitar maior foco nas discussões e análise de projetos, além de dar mais flexibilidade para os deputados.
Essa alteração também faz parte de um movimento de modernização e de adaptação ao contexto atual, com o objetivo de melhorar o funcionamento da Casa Legislativa.
COMENTÁRIOS